Fotos: Capital Arte Foto Cerimonialista Fernanda Domareski

Uma das dúvidas mais frequentes dos noivos é em relação à lista de convidados para seu casamento. Nem sempre é possivel unir a vontade de fazer aquela grande festa com a questão financeira. Nessas horas, o importante é ter os pés no chão e agir mais com a razão do que com a emoção. Não desespere!

A lista é primordial, pois a partir dela vocês conseguirão definir o local ideal para fazer sua cerimônia e recepção, contratar buffet, convites, lembranças, entre outros serviços. Mas como tornar a elaboração da lista, que normalmente é estressante, em algo um pouco mais leve e tranquilo? A dica de ouro é o planejamento.

Comecem relacionando todos que gostariam que estivessem presente neste dia. Relacionem os convidados da noiva, os convidados do noivo, os convidados em comum do casal, os convidados dos pais da noiva e os convidados dos pais do noivo. Com a lista base pronta devem analisar o orçamento disponível e, se não for possível abranger todos da lista, definir a quantidade de presenças e efetuar alguns cortes.

Como sugestão, assinalem as prioridades de presença, relacionando a família e amigos mais próximos, aqueles que fazem parte da vida do casal e que tem um significado especial. Vocês devem ser sensíveis aos convidados dos pais e sogros, dentro de um limite pré-estipulado. Às vezes, um convidado deles que você nem conhece bem, tem um grau de importância muito grande para eles. Siga para os parentes mais distantes, vizinhos e colegas, nunca extrapolando a quantidade que ficou definida.

Não é tarefa fácil diminuir a lista, pois queremos dividir com todos que conhecemos este momento de alegria, mas é necessário para que consigam fazer o melhor dentro do planejado. Não se sintam obrigados a convidar ninguém. Lembre-se: não é porque seu vizinho lhe diz “bom dia” que ele precisa fazer parte da sua lista convidados.  O mesmo vale para os colegas de trabalho. Este é um momento especial para vocês, mas lembrem-se que devem começar com o pé direito: sem dividas!

Fernanda Domareski Assessoria e Cerimonial

+55 61 98130 6901

contato@fernandadomareski.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque seu comentário!
Por favor coloque seu nome aqui