Palavra de Celebrante

0
238

 

Luciana Rocha é celebrante social de casamento e mestre de cerimônias atuante 
 em Brasília, cursada com mestres renomados do mercado nacional e produtora
de cursos de formação na área, além de consultora especialista em cerimonial
social  do CNCP Brasil - Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo.

Hoje há uma profusão de profissionais no mercado de casamento e os noivos estão confusos com as nomenclaturas. Muita gente me pergunta sobre os tipos de casamento e a função dos profissionais. Então vamos pontuar brevemente algumas diferenças!!

Escolha para sua situação o tipo mais adequado de casamento de acordo com a lei:

1) Religioso com efeito civil: pode acontecer nas igrejas ou templos e é realizado pelo celebrante que atua como ministro religioso e na presença das testemunhas. Traz uma reflexão espiritual de acordo com o credo ali professado. Consultar as taxas.

2) Efeito civil no cartório: celebrado no cartório pelo Juíz de Paz e na presença de 2 testemunhas. Ocorre com a leitura do termo de casamento e as assinaturas. O Juiz pode trazer uma breve mensagem, permitir a troca das alianças e fotografias, mas isso não faz parte do rito.

3) Efeito civil fora do cartório (em diligência): é celebrado pelo Juíz de Paz e na presença de 4 testemunhas, no local escolhido pelos noivos e pode haver uma mensagem mais direcionada ao casal.

✔Em todos os casos acima, há a prévia habilitação no cartório, correm os proclamas, e há o pagamento de taxas legais.

As leis de regência do casamento no Brasil são o Código Civil Brasileiro (Lei 10.406/2002), a Lei de Reconhecimento Civil ao Casamento Religioso (Lei 1.110/1950) e a Lei de Registros Públicos (Lei 6.015/1973).

✔No Estado do Rio de Janeiro existe uma Lei Estadual (7.380/2016) que prevê a existência dos ministros de confissão religiosa, reconhecidos ali de “juízes de paz eclesiásticos”, trata-se dos celebrantes que atuam com efeito civil em celebração religiosa, denominação aceita apenas naquele Estado. Fora do RJ não se deve usar este termo, mas infelizmente a expressão se expandiu popularmente.

✔Vale ressaltar que os celebrantes que atuam com efeito civil em cerimônias sociais o fazem com base legal – Lei de Registros Públicos (Lei 6.015/1973) – , atuam como ministros religiosos, por isso a nomenclatura não deve ser a de Juiz de Paz! Estão vinculados a uma entidade ou associação religiosa e não usam a faixa.

✔Atuar como Juiz de Paz é um serviço voluntário, cuja seleção e nomeação se faz nos Tribunais de Justiça de cada Estado da Federação, cada um com seus critérios, normalmente voltados para profissionais do Direito, sem remuneração, e com regras próprias de atuação, cujos nomes ficam disponíveis em site oficial. Atuam em competência definida em cada cartório ou região geográfica.

✔Os ministros religiosos possuem conexão com um credo e atuam celebrando casamentos com autorização e dentro daquele rito. Pode haver o efeito civil também.

✔Os celebrantes sociais pertencem a uma atividade profissional livre e ainda não regulamentada, porém com muitos expoentes e cursos livres de referência no mercado. O efeito é apenas social e interativo. O grande diferencial do celebrante social é o atendimento e a individualização da celebração. Retratar a personalidade do casal e como vivem o seu amor. Respeitar seus valores e a sua espiritualidade.

✔O valor mínimo a ser cobrado foi estabelecido em consenso na reunião do Novo Cerimonial em São Paulo, a partir do ano de 2015, como sendo de R$ 1.000,00 (um mil reais) contemplando conversa inicial com o casal, criação do roteiro específico e a celebração na data contratada, respeitando as diversidades regionais.

O amor é uma estrada construída e ao adentrar no mundo de sonhos do seu casamento, uma assessoria para formatar sua celebração ideal também se revela um fator fundamental.

As palavras que conduzem a celebração são fundamentais para torná-la ainda mais especial! Traduzem a singularidade e a história dos noivos!!

Por isso, a celebrante social de casamento, Luciana Rocha @lucianarochacelebrante , está pronta para captar o som do seu amor e fazê-lo ecoar numa linda cerimônia individualizada, equilibrada, compacta e envolvente!

Telefone:  +55 (61)99214.5588
lucianarochacelebrante@gmail.com

Redes sociais:
   
Créditos das fotos e filmagem: Regal Filmes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque seu comentário!
Por favor coloque seu nome aqui